sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Notas Cotidianas e Literárias XLVIII


Poesia Digital, a poesia do século XXI, ganhou
uma obra esclarecedora


Jorge Luiz Antonio apresenta um panorama da poesia digital no Brasil e no mundo

Há muitas formas de se fazer poesia nos dias de hoje, mas a que mais fala a linguagem das novas tecnologias é a poesia digital. Em Poesia digital: teoria, história, antologias, Jorge Luiz Antonio traz um panorama da história da poesia digital, desde os seus primórdios, em 1959, até os nossos dias, com as mais avançadas e criativas inovações. O autor mostra como os recursos da informática, aparentemente frios e exatos, podem dar uma nova vida ao universo da poesia, ao levar seus produtores e apreciadores a outros caminhos artísticos dentro da chamada cultura digital.

Para o autor, Poesia digital: teoria, história, antologias é um livro que “estuda um tipo de poesia contemporânea em suas relações com as artes, o design e a tecnologia computacional, que é uma continuação e um desdobramento da poesia das vanguardas, da poesia concreta, visual e experimental”. Segundo o poeta português E.M. de Melo e Castro, a obra traz “claramente a intenção e a ação do autor de realizar uma discussão sobre as razões que podem ser invocadas para o estudo das transformações que o uso das tecnologias estão já a causar no próprio conceito de poesia”.

Poesia digital: teoria, história, antologias é um livro acompanhado de um DVD que reúne uma completa antologia de poemas digitais e seus antecessores, apresentando 501 poemas de 226 poetas e 110 textos teóricos de 73 autores, tanto brasileiros como estrangeiros, com cerca de 1500 páginas impressas e eletrônicas, dando um raro panorama do que já foi feito na área da experimentação poética, tanto no Brasil como no Exterior. O DVD mostra que “poesia, arte, design, ciência e tecnologia digital formam o quinteto transdisciplinar que uma parcela dos poetas contemporâneos escolheu para realizar a sua comunicação poética”, completa Jorge Luiz Antonio.

(Franklin Valverde, ONDA LATINA, São Paulo)

Poesia digital: teoria, história, antologias é uma co-edição da Navegar Editora (São Paulo), Luna Bisontes Prods (EUA), Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP) e Autor.

Sobre o autor: Jorge Luiz Antonio, professor universitário, pesquisador, bolsista FAPESP, pós-doutorando no IEL-UNICAMP, é autor de estudos sobre Cesário Verde e Augusto dos Anjos.

Poesia digital: teoria, história, antologias
de Jorge Luiz Antonio

Co-edição:
FAPESP / Navegar: www.navegareditora.com.br - navegar@navegareditora.com.br
Luna Bisonte Prods: www.johnmbennett.net - bennettjohnm@gmail.com
Autor: http://jlantonio.blog.uol.com.br - jlantonio@uol.com.br
80 páginas + DVD - R$ 30,00 sem despesas postais

Entrevista do autor a Paula Dume (Folha.com) em 7 out. 2010: http://tools.folha.com.br/print?site=emcimadahora&url=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Ffolha%2Flivrariadafolha%2F810650-poesia-digital-encarna-segunda-vida-da-poetica-segundo-academico.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário