terça-feira, 10 de novembro de 2009

Notas Marginais III

FLIPORTO

O Jornal do Commercio veiculou,no Caderno C, no dia 05/11/2009, a matéria "Começa a festa em Porto", da qual destaco trecho que fala dos lançamentos a serem realizados em Porto de Galinhas: "É natural que um evento como a Fliporto promova um agendamento de lançamentos e relançamentos. Selecionamos aqui as principais sessões de autógrafos da festa, que acontece no Pavilhão do Centro de Convenções 2 do Hotel Armação. Além de realizar a conferência de abertura da Fliporto, o uruguaio Eduardo Galeano autografa logo mais, às 19h30, Espelhos – Uma história quase universal. O autor conta a (sua) história da humanidade para além da biografia de grandes reis – o que importa aqui é o drama de subalternos e esquecidos. O lado B do que entendemos por história.
Com edição de bolso (formato no qual a Cepe Editora tem, com razão, apostado suas fichas), Luiz Arraes lança nesta quinta, às 11h, A noite sem sol. Suas histórias são permeadas por ótimos desenhos de Renata Cadena e trazem preocupações que se dividem entre o filosófico e o social, pedindo sempre a participação do leitor. “Nos contos que escreve, Luiz Arraes adota dois elementos que o circunscrevem no rol dos contistas mais modernos: a brevidade de uma leitura que não expurga a forma e ‘aquela intensidade como acontecimento puro’, de que trata Julio Cortázar no ensaio sobre Poe”, destaca a orelha do poeta Everardo Norões.
Ainda nesta sexta, o crítico literário Luiz Carlos Monteiro autografa, às 18h, o seu novíssimo Musa fragmentada. A obra traz um estudo da poética de Carlos Pena Filho. O autor procura redimensionar a importância do poeta do azul: “Apesar da obra de dimensão reduzida, Carlos Pena Filho destaca-se como um dos poetas mais vigorosos da década de 50, ombreando-se a poetas locais de repercussão nacional como João Cabral de Melo Neto, Joaquim Cardozo, Mauro Mota e Ascenso Ferreira”.
No sábado, o português José Luís Peixoto aproveita, às 17h, para lançar a novíssima edição brasileira do seu segundo romance Uma casa na escuridão. O público brasileiro já conhecia o autor pelo elogiado romance Nenhum olhar, uma espécie de bestiário fantástico pelo interior de Portugal. Nesse lançamento, JLP faz uma espécie de livro temático de amor, mas de um amor às avessas, mais para o horror que qualquer outro arroubo sentimental. Ainda no sábado, às 19h, Raimundo Carrero e Sidney Rocha autografam, respectivamente, Minha alma é irmã de Deus e Matriuska.
Também no sábado, às 19h, Valéria Torres da Costa e Silva autografa o seu estudo A modernidade nos trópicos – Gilberto Freyre e os debates em torno do nacional. O livro traz uma minuciosa leitura do pensamento de Gilberto Freyre nos anos 1920 e 1930, tentando entender como se formou sua obra dali para frente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário