quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Notas Marginais V

DRUMMOND INÉDITO

A revista Veja de 11 de novembro último traz o artigo “Drummond antes de Drummond”, de Marcelo Bortoloti, sobre um livro inédito do grande poeta brasileiro. Está sob a guarda de Antonio Carlos Secchin, e pela raridade dos “25 Poemas da triste alegria”, resta esperar com paciência para vê-lo editado. O artigo de Bortoloti é entretecido como são articuladas as matérias e reportagens da revista: puxando para a novidade, o sensacionalismo e a insistente tentativa de abrangência. Tudo isso engendrado em tempo ínfimo e pouco espaço.
Os poemas eróticos e ecológicos de Drummond encerraram o ciclo de sua poesia, e nada mais agora poderá causar surpresa. Ele sempre terá novos leitores e aficionados. Um livro-reportagem de Geneton Moraes Neto, Dossiê Drummond, dissecou segredos da vida íntima do poeta, antes jamais vindos a público. Os comentadores e analistas da obra do mineiro se multiplicam com rara profusão.
É preciso conferir um dos poemas, para se ter uma breve ideia dessa fase inicial de Drummond, que não se diferencia de outros poetas do tempo, pelo tom neo-romântico, levemente simbolista e algo parnasiano de “Matinal”: “Seios aromados do meu amor,/ na manhã cheirando a lírios!// Volúpia das flores, volúpia das almas!// Um vento leve nas folhas,/ um céu de porcelana, muito fino,/ e a manhã cheirando s lírios!// A vida é belo porque sois belos/ e sorri ante a vossa beleza,/ ó brancos e redondos/ seios aromados do meu amor.”


A INSISTÊNCIA NO ÓBVIO

O óbvio é aquela parte do cotidiano que pode levar alguém à loucura pelo excesso de real que comporta.


UM POEMA DE GULLAR

O poema “Pela rua”, de Ferreira Gullar, poeta que dispensa apresentação, associa o mais intenso lirismo da solidão e da ausência à tristeza do poeta a transitar à toa no espaço urbano e flagrantemente temporal de um domingo no Rio de Janeiro de 1966. Transcrevo o poema na íntegra:

Sem qualquer esperança
detenho-me diante de uma vitrina de bolsas
na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, domingo,
enquanto o crepúsculo se desata sobre o bairro.

Sem qualquer esperança
te espero.
Na multidão que vai e vem
entra e sai dos bares e cinemas
surge teu rosto e some
num vislumbre
e o coração dispara.
Te vejo no restaurante
na fila do cinema, de azul
diriges um automóvel, a pé
cruzas a rua
miragem
que finalmente se desintegra com a tarde acima dos edifícios
e se esvai nas nuvens.

A cidade é grande
tem quatro milhões de habitantes e tu és uma só.
Em algum lugar estás a esta hora, parada ou andando,
talvez na rua ao lado, talvez na praia
talvez converses num bar distante
ou no terraço desse edifício em frente,
talvez estejas vindo ao meu encontro, sem o saberes,
misturada às pessoas que vejo ao longo da Avenida.
Mas que esperança! Tenho
uma chance em quatro milhões.
Ah, se ao menos fosses mil
disseminada pela cidade.

A noite se ergue comercial
nas constelações da Avenida.
Sem qualquer esperança
Continuo
e meu coração vai repetindo teu nome
abafado pelo barulho dos motores
solto ao fumo da gasolina queimada.


FESTIVAL LITERÁRIO NO SERTÃO

A viagem do Recife a Sertânia tem um percurso aproximado de 320 quilômetros. No caminho há cidades como Caruaru e Arcoverde, que estão entre as mais conhecidas. Para se chegar a Sertânia, passa-se por Cruzeiro do Nordeste, distrito que teve locações do filme Central do Brasil. Há trechos sinuosos e traiçoeiros, onde a rodovia não é duplicada. Um tráfego ininterrupto de carretas, ônibus e caminhões, além, obviamente, dos carros de passeio e motocicletas. A paisagem é composta de serrotes, descampados, granitos, árvores e leitos secos de riachos. É uma travessia de sol e asfalto, numerosos postos de gasolina e cidades sequenciadas que se assemelham umas às outras bem mais do que deveriam.
Em Sertânia participei, nos dias 19 e 20 de novembro, da versão 3 do Festival Literário do Sertão, que ganhou o prêmio Viva Leitura 2009, na categoria Escolas Públicas e Privadas. O prêmio tem alcance nacional e patrocínio dos ministérios da Cultura e da Educação. Na Escola Estadual Olavo Bilac, local de realização do evento, estudei de 1969 a 72. Um auditório repleto de alunos, professores e gente interessada da população foi o palco de apresentações de músicos, escritores e artistas populares.
Diante dessa plateia, conversei como poeta e professor Josessandro Andrade, idealizador do evento, sobre o meu livro Musa fragmentada – a poética de Carlos Pena Filho. Ele me perguntou sobre a vertente popular na poesia de Carlos Pena: se o poeta
recifense trabalhou o Episódio sinistro de Virgulino Ferreira apenas em bases temáticas, sem se preocupar em absorver e desenvolver as formas populares dos cantadores de viola e cordelistas. Acredito que Pena Filho elaborou seus poemas de cunho popular entranhando-se às formas dos poetas populares, como o demonstra a intervenção do cego cantador no poema. Não foi apenas o mito de Lampião sobejamente glosado que incitou Carlos Pena Filho a escrever o Episódio sinistro. Foi preciso, sim, que Pena Filho distendesse ao máximo a sua inclinação para as temáticas e formas populares que tanto o seduziam, para alcançar tamanha eficiência naquele poema.


OS VAQUEIROS – IV

Mesmo que certos vaqueiros
atalhem o gado de moto

a tradição não se acaba
por ser ela a mais própria:

Tanger boi a cavalo
junta trabalho e esporte

e vem de tempos antigos
que não se tinha o transporte

perigoso, enviesado, de aço
de quem viaja em duas rodas.

Um comentário:

  1. Olá, Luiz Carlos Monteiro. Você e suas postagens foiram as primeiras pessoas que li em 2010. Como poeta, aprecio a boa crítica e tenho a dizer que o mundo, cruel como está, precisa da poesia. E de muito mais amor.

    ResponderExcluir