domingo, 6 de fevereiro de 2011

Notas Cotidianas e Literárias LIV

UM CUMPRIMENTO COM ELOGIOS


Renato Suttana, escritor e professor universitário na Federal de Goiás, no Centro-oeste, com vários livros de poesia e ensaio publicados, enviou-me um e-mail em 3 de fevereiro último, em forma de carta breve, no qual expõe a descoberta de "O Mundo Circundante" e estabelece preferências quanto ao conteúdo literário do blog. Solicitei autorização a Suttana para publicar sua mensagem, que compartilho agora com os leitores que acessam "O Mundo Circundante". Na ocasião, aproveito também para indicar o site de Renato, cujo endereço é http://www.arquivors,com/.  Intitulado "Um cumprimento com elogios", eis o que escreveu Suttana:

Prezado escritor Luiz Carlos Monteiro:


Foi com uma alegria boa e um grande prazer que descobri na Internet o seu site, nomeado (muito apropriadamente) "O Mundo Circundante". Apreciei os seus poemas, crônicas e ensaios, mas confesso (e conto que isto não o aborrecerá) que gostei sobretudo da prosa, mais até do que da poesia. E não é que a poesia não seja digna e de alto nível, mas foi uma surpresa feliz me deparar com uma prosa ensaística assim límpida, equilibrada e bem informada (em mais de um sentido) como é a sua - e tão boa que até senti uma certa vergonha das ocasiões em que tenho me aventurado por esse setor da escrita (eu que ando tão longe de ser límpido, equilibrado e bem informado em tantas coisas).

Lembrei-me, lendo os seus textos, de um poema de Mário Quintana, em que se fala do texto como sendo "um gole de água bebido no escuro". Seus ensaios me deram essa impressão: água fresca que se encontra por acaso na selva selvagem (e muitas vezes escura) da grande rede de computadores. (Mas as selvas também são férteis e estão cheias de riquezas.)

Menciono, com especial admiração, a sua grande crônica intitulada "Escritor mergulhado no ofício" - que nos antecipa, de algum modo, e diante da qual o leitor-escritor só tem mesmo vontade de dizer: "É isso! É exatamente assim. É exatamente o que eu gostaria de ter dito!"

Aproveito, enfim, modestamente, para convidá-lo a visitar, num dia desses, o meu sítio na rede, que tem por nome "O Arquivo de Renato Suttana", onde publico poesias e prosa de minha autoria, bem como trabalhos de outros autores (http://www.arquivors.com).

Vai o abraço do

Renato Suttana

Nenhum comentário:

Postar um comentário