sábado, 26 de fevereiro de 2011

Notas Cotidianas e Literárias LX

UM FRAGMENTO DE WALTER BENJAMIN


ARTIGOS DE FANTASIA

Incomparável linguagem da caveira: total ausência de expressão - o negro de suas órbitas oculares - unida à expressão mais selvagem - as arcadas dentárias arreganhadas.
Alguém que se crê abandonado lê e dói-lhe que a página que quer virar já está cortada, que nem sequer ela precisa mais dele.
Os presentes precisam corresponder tão profundamente ao presenteado que ele se assuste.
Quando um amigo apreciado, culto e elegante me enviou seu novo livro, surpreendi-me, na iminência de abri-lo, endireitando minha gravata.
Quem observa as formas de trato, mas rejeita a mentira, é como alguém que se veste na moda, mas não usa camisa sobre o corpo.
Se a fumaça na boquilha dos cigarros e a tinta na caneta tivessem fluxo igualmente fácil, eu estaria na Arcádia de minha arte de escritor.
Ser feliz significa poder tomar consciência de si mesmo sem susto.

(In: Rua de mão única, trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo, Brasiliense, 2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário